27 January 2006

Extreme Hangover.

Meu corpo treme muito, principalmente no meu peito, como se eu tivesse virado um vidro inteiro de Berotec. Não vomitei ainda mas minha boca reconhece o gosto do fígado pedindo socorro. Mal consigo andar direito, estou com vertigens e dor de cabeça. Nenhuma posição é confortável. Se eu paro, gira; Se eu ando, enjoa. E se eu tiver sorte vou ter problemas apenas no intestino, assim que passar o mal-estar e os barulhos indisfarçáveis no estômago.

Ontem, 3 doses de Gin Tonica da pior espécie + cerveja no gargalo.

As ressacas estão ficando piores. Sofridas. Demoradas. Uma amiga minha me disse que agora aos 30, a ressaca era de 3 dias inteiros, quando que aos 20 eram as baladas que tinham essa duração. Eu, aos 25, já coleciono ressacas homéricas e com muito mais frequência. Meu primeiro porre foi com 16 ou 17, Caipirinha de Maracujá. Homemade. Ou seja, vodca Baikall, Maguary de maracujá e adoçante, pra não engordar. As melhores idéias vêm mais cedo. Não demorou nem uma hora para eu estar gritando, beijando as amigas na boca, falando abertamente de sacanagem, achando o som alto demais, olhando pro chão que girava rápido demais, vomitando com os olhos lacrimejando, sendo carregada ao banheiro, tomando banho (assistido) de roupa, vomitando no chuveiro, me arrastando para uma cama feita ás pressas, vomitando na cama, vomitando do lado da cama, dia seguinte.

Meu primeiro porre foi habilmente socorrido no dia seguinte pelo meu pai, que foi buscar no apê da amiguinha a filhinha que tinha "comido alguma coisa estragada." Ele chegou com um sorriso no canto da boca, uma placa escrito "eu já sabia" do tamanho de um ônibus, e no carro, já me aguardava o kit Day After: Coca-Cola Light, Xantinon B12 e o infalível Plasil Enzimático. Primeira lição do dia: JAMAIS sair de casa sem Plasil Enzimático.

O 1° de janeiro desse ano foi de longe um dos piores dias da minha vida. Em familiares (e pra alguns, desnecessários) detalhes, eu vomitava tanto que não dava tempo de respirar, ou de levantar para pegar ar. Os enjôos duraram o dia inteiro. Fiquei 6 horas em observação no hospital, ainda sacaneada pela médica que colocou ?Vômitos? na minha ficha pra não dizer ?Ressaca Braba?. Depois de 4 horas de soro e 2 injeções na bunda eu jurei que nunca mais ia tomar....Champagne. Não posso com Champagne, gente.

Todo mundo têm um plano infalível para a ressaca.
Assim como é infalível o fato de que vc vai sofrê-la.
And over, and over, enjoy the hangover.
O Mango engole o guarda-chuva e apresenta seu ensaio sobre o dia seguinte.


O que acontece afinal:
fonte: www.projetoockham.org

Ressaca - nome técnico: veisalgia, do norueguês kveis, mal-estar após orgia, e do grego algia, dor.
Ninguém conhece muito bem as causas da ressaca, mas sabe-se que a intensidade dos sintomas depende do tipo e quantidade de bebida ingerida e, é claro, também de fatores individuais.

Desidratação e desequilíbrio eletrolítico
O etanol faz com que o corpo perca muita água através da urina, ou seja, ele age como diurético, o que pode desidratá-lo. Só para você ter idéia, a ingestão de 50g de álcool em 250mL de água, faz com que sejam eliminados de 600mL a 1 litro de água no decorrer de várias horas. Já o desequilíbrio eletrolítico é algo que ocorre quando a pessoa perde muito líquido na forma de urina, suor e vômitos, de maneira que a concentração de sais no sangue fica muito baixa. Isso é o que leva a típica secura da boca (e outras mucosas), sede e tontura típicas do "dia seguinte".

Distúrbios do sistema digestivo
O álcool irrita a parede do estômago e dos intestinos, causando gastrite e retardo no esvaziamento do estômago. Também causa o acúmulo de gorduras no fígado e aumento da produção dos sucos gástrico e pancreático e secreções intestinais. Tudo isso leva à náusea, mal-estar, dor no estômago, vômitos, etc. (cuidado com o etc.)

Distúrbios do sono e biorritmos
Apesar do álcool ter efeito sedativo capaz de fazer o cidadão dormir em qualquer lugar, a qualidade do sono é muito ruim: há uma diminuição da fase de sono profundo e das horas totais de sono. Uma noite de sono alcoolizado não é exatamente do tipo que faz alguém acordar bem disposto no dia seguinte.

Dor de cabeça
Apesar de ser um dos sintomas mais comuns da ressaca, ainda não foi possível determinar sua ligação como a ingestão de álcool. Pode ser devido à vasodilatação e também a alterações provocadas em vários hormônios e neurotransmissores associados com a incidência de dor de cabeça.

Efeitos da síndrome de abstinência
Mais uma área controversa. O álcool etílico é um depressor do sistema nervoso central, ou seja, uma droga como qualquer outra. Após uma noitada bebendo, seu organismo "sente falta" da droga usada. No caso do álcool, esta síndrome de abstinência só se manifesta de forma completa após longos períodos de bebedeira, algo como dois ou três dias. No entanto, muitos dos sintomas de ressaca, que pode ter início mesmo com poucas doses de etanol, são similares aos da síndrome de abstinência.

Metabólitos do álcool
O álcool é metabolizado em dois passos: primeiro convertido a acetaldeído, através da enzima álcool-desidrogenase (ADH) (a tal enzima que os homens têm em maior proporção e que por isso podem beber mais que as mulheres), e depois a acetato, através da aldeído-desidrogenase (ALDH). Esta última enzima não permite que o acetaldeído se acumule no sangue. Seus efeitos tóxicos incluem pulso acelerado, suor excessivo, fluxo de sangue para a pele (efeito de nariz vermelho), náuseas e vômitos. Apesar da concentração de acetaldeído no sangue ser praticamente zero quando a ressaca atinge seu pico, ou seja, quando a concentração de álcool também é quase zero, acredita-se que os efeitos do acetaldeído perdurem por algum tempo após sua eliminação. Além disso, algumas pessoas possuem variantes genéticas da ALDH que permitem o acúmulo de acetaldeído. Estas pessoas passam mal com pequenas quantidades de álcool ingeridas.

Congêneres
Os congêneres são substâncias produzidas em pequenas quantidades durante a fermentação ou geradas durante o envelhecimento ou processamento da bebida, através da degradação (modificação) de substâncias orgânicas. Também podem ser adicionadas. Elas são responsáveis pelo sabor e aroma das bebidas e também se você vai prometer (em vão) nunca mais beber no dia seguinte. Elas incluem álcoois de cadeia longa (substâncias parecidas com etanol, porém com mais átomos de carbono em seu esqueleto), ésteres e compostos carbonilados. As bebidas fermentadas (vinho, cerveja etc) possuem mais destes compostos que as destiladas, e estas possuem tanto mais congêneres quanto mais escuras são. Em outras palavras, vodca contém muito menos congêneres que um uísque, por exemplo. Estudos mostram que bebidas com menos congêneres causam menos ressaca. Porém não se esqueça que mesmo álcool puro também causa ressaca.
O fígado é responsável por metabolizar o álcool. Nosso corpo considera o etanol um veneno que deve ser expelido, pois pode, entre outros danos, causar danos permanentes no cérebro. Os congêneres também são metabolizados no fígado, portanto quanto mais congêneres, mais sobrecarregado seu fígado e mais sintomas de intoxicação você terá.
O metanol, uma substância semelhante ao álcool etílico, a não ser por um átomo de carbono a menos, parece estar ligado aos sintomas de ressaca. O metanol permanece no sangue quando as concentrações de etanol já diminuíram bastante, justamente quando a ressaca se instala. Outros fatos que suportam esta afirmação é que bebidas com altos teores relativos de metanol, uísques e brandies, estão associados a terríveis ressacas além do que a administração de etanol diminui os sintomas.

Fatores pessoais
Alguns estudos mostraram interessantes ligações entre traços de personalidade e a gravidade dos sintomas de ressaca. Entre as pessoas mais propensas a ter graves ressacas são aquelas com traços de neurose, raiva e comportamento defensivo. Experiências negativas e sentimentos de culpa quanto ao consumo de álcool podem trazer sintomas piores na manhã seguinte (então não adianta se arrepender da bebedeira, isto só vai piorar a ressaca).

A mistura
A questão da mistura de fermentados e destilados é um pouco complexa, várias situações podem acontecer. É comum que as pessoas somente misturem após estarem "de fogo", portanto não têm mais muita noção do quanto realmente beberam. Outras após ingerir bebidas fermentadas que possuem teores modestos de álcool (3 a 12% em média), bebem as destiladas (com teores em torno de 40 a 50%) na mesma velocidade, digamos um copo de 200mL a cada 15 minutos. Logo, ingerem etanol muito mais rápido, daí se embebedarem rápido e se arrependerem depois.
Outra circunstância digna de nota está relacionada à cerveja e ao champanhe, pois o gás carbônico das borbulhas aumenta a taxa de absorção de álcool, daí elas embebedarem mais rápido.


O que eu já fiz e eu certo:

Água - antes, durante e depois. E olha que eu nem sou fã de água, mas é salva-vidas. Se eu tomo um copo de água durante o enjacamento, já diminui 90% da ressaca do dia seguinte. Nem é pela intenção de diminuir o fogo na hora, é pra vc agüentar tomar mais! Tanto essa quanto a estratégia usada abaixo tiveram sua eficácia comprovada cientificamente, no texto acima. Viu só?

Gatorade - Assim que vc acordar, torto, babando, com boca de caju verde, tome Gatorade gelado. Trincando. O sabor não importa, mas evite os de maracujá, ou qualquer outro sabor que já te deu uma idéia de drink. Depois durma mais um pouquinho, se der. Vc vai acordar NOVO. Juro.

Alimentos cozidos - Comida de ressaca é comida de hospital: verdurinhas, arrozinho, só alimentos cozidos. Sem tempero. Não coma nada cru, isso inclui Sushi. Carne, esquece, quando muito frango grelhado. Ajuda a se recuperar rápido e vc vai precisar de alimentos ricos. Fruta? Melancia, melão, banana, maçã, pêra. Eu evito as cítricas pra não agredir o estômago e o mamão por motivos óbvios.

Chá de Boldo ? Eu não me arrisco na Coca-Cola, nem com suco. Além do Gatorade o que sobra é o famoso Chá de Boldo, que todo mundo fala que é amargo mas não é, que ajuda o seu fígado a se recuperar. É água, é quente, tem gostinho e não tem contra-indicação. Toma e pronto.

Metoclopramida - eu não sou médica e sei que nem poderia fazer isso, mas tente, se vc não tiver nenhuma alergia ou contra-indicação pra tomar plasil ou qualquer um que tenha metoclopramida. Pra mim é tiro e fucking queda. Só que dá um MEGA sono. Eu não tomaria plasil antes de ir trabalhar. Aliás, falando em trabalho, NÃO TOME CAFÉ. Sério. O café só ajudaria a vc ficar mais desperto e de repente acalmar a dor de cabeça, mas não cura ressaca porra nenhuma, muito pelo contrário, vai fazer vc desidratar mais ainda. Fora que se vc já está com taquicardia, com café vc vai ser um vibrador ambultante. Pra dor de cabeça tome uma aspirina. Com água.

Hospital ? Se nada está parando no estômago, nem água, meu nego, VAI PRO HOSPITAL. Em algum momento seu corpo vai começar a formigar e paralisar por causa da falta de potássio e vc não vai mais ter força nem pra vomitar, pq a essa altura seu estômago também vai começar a formigar por dentro. Esquece qualquer outra estratégia mirabolante. Se vc não se agüenta em pé, vai tomar soro, sem culpa. Ressaca tb se cura em hospital. Experiência própria.


Bom fim de semana.

18 January 2006

You Too Are Going To Hell.

CAOS MUSICAL
Postos serão transferidos para o Pacaembu, Morumbi e Anhembi, que só aceitarão dinheiro e reduzirão limite por pessoa.

Segundo show do U2 terá venda em estádios
THIAGO NEY/
TEREZA NOVAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os organizadores dos shows do U2 no estádio do Morumbi definem amanhã como serão vendidos os ingressos para a apresentação de 21 de fevereiro. Para o dia 20, não há mais lugares. Apenas quem possui senha distribuída anteontem poderá adquirir ingresso para essa data.

O que mudará: os estádios do Morumbi e Pacaembu e o Anhembi deverão substituir as lojas do Pão de Açúcar como pontos-de-venda; esses locais não aceitarão cartões de crédito e de débito, somente dinheiro; cada pessoa poderá adquirir quatro ingressos (e não dez, como antes).

As informações são do empresário Alexandre Accioly, da Accioly Entretenimento, uma das responsáveis, ao lado da Planmusic, pela organização dos shows. Segundo Accioly, haverá uma reunião hoje em que serão discutidas medidas para tentar evitar o caos ocorrido anteontem, quando mais de 100 mil pessoas tentaram comprar ingressos em 12 lojas da rede Pão de Açúcar em São Paulo e no Rio. Elas enfrentaram filas enormes, falta de informação e de organização e falhas no sistema eletrônico de vendas. E a maioria ficou sem bilhete. Além disso, o site escolhido para realizar as vendas pela internet (www.ticketronic.com.br) não suportou a demanda dos fãs da banda. "O início das vendas [de ingressos para o show do dia 21/2] deve ocorrer apenas na semana que vem", afirma Accioly.

Sobre a mudança de locais, o empresário diz que a decisãovisa melhorar a segurança dos fãs. "Não seria seguro vender no Pão de Açúcar. Os estádios possuem estacionamento e bilheterias. Quando olho para trás, vejo que é uma pena não ter uma bola de cristal para saber que tanta gente tentaria comprar ingressos." Mesmo com os problemas enfrentados, a empresa Ticketronic deverá continuar realizando as vendas on-line. Entre os milhares de fãs que enfrentaram as filas para comprar ingresso, alguns (a organização não informa quantos) receberam senhas e foram cadastrados pelo Pão de Açúcar. Essas pessoas serão contatadas e deverão trocar a senha pelos bilhetes. Se sobrarem ingressos, eles serão depois colocados à venda pela Ticketronic.

A capacidade para cada dia de show é de 73 mil pessoas. Desses lugares, segundo Accioly, 4.000 serão destinados a patrocinadores. Os restantes irão à venda.
O Procon emitiu comunicado em que afirma que vai notificar os organizadores dos shows. O órgão solicitará esclarecimentos, entre outras coisas, sobre divulgação de informações, quantidade e localização dos pontos-de-venda e falhas no sistema de acesso à compra pela internet.

Comentários:

"eu vou, depois de 19h na fila." - Marcelo

"Eu já estava puta com as milhares de notas na imprensa nos dias que antecederam as vendas, sem que nenhuma oficial do Accioly fosse divulgada.Então, ouvi do meu irmão uma verdade: se as vendas já estão assim, o mais provável é que o dia do show seja muito pior (e ele vai em muitos shows, sabe do que fala). Se, por um milagre, as vendas para dia 21 se mostrarem mais organizadas, até vejo se vou em um dos Estádios à noite. Mas acho difícil. E me incomoda MUITO não saber se Franz Ferdinand abrirá o segundo dia!!! Ninguém fala nada e eu quero mais ver essa banda do que o U2 (de quem gosto mais da primeira fase, diga-se de passagem...)

E só dinheiro??? Que absurdo!! Claro que não ia vender mais no PDA. Primeiro concordo com o nick do Mustarda no msn ontem: ?quem não sabe vender alface nunca iria saber vender ingressos para o maior show do mundo?, e depois estou vendo o Diniz ligando pro Accioly ?Cara, c tá maluco?? Nem vai mais rolar não, viu?!? ? Hahahaha!
A história das senhas também foi dantesca!!!!)

Não teve distribuição de senhas em todos os PDA, o que é o mais grave. E a organização não informa a quantidade porque não sabe, sejamos realistas. E se eu tivesse uma senha, não esperaria o telefonema. Pegaria meu papel (e meu banquinho, meu resto de esperança e de paciência) e iria para a fila de qualquer maneira.

E foi a cagada # 457, em que eles iriam vender a hotzone, mas mudaram de idéia para dar aos conviados vips. Isso pouco antes deles subirem em mais de 25% os preços dos ingressos. (Mas vale dizer que acho sim legal não ter cota para estudantes ? e é um dos poucos elogios que farei à produção).

Ai meu Deus... Sim, é uma pena. E ele não está preocupado com os fãs, o Paulo sei-lá-o-que, da comunicação do PDA, falou que a quebradeira e desorganização afetou a imagem deles e por isso não seria mais vendido lá. Blá blá blá e vai acabar em pizza..." - Karen

" Eu vou, assaltar as pessoas na fila. E claro, ou motorola, tentarei o meu vip.
Na verdade, devido a grande procura, os caras voltam ano q vem... - Valdivia - q diferentemente das pessoas grávidas na fila,
já era vivo no começo do U2"

"Eu não vou, não gosto de U2 o suficiente pra passar um perrengue filho da puta pra conseguir ingresso, pagar 100 reais na meia, passar sufoco no meio de 70 mil baianos (nada contra) pra ver o show lá de longe, sem falar nas filas pra ir no banheiro e na cerveja quente e cara. Não vou não." - Telma


E esses doces bárbaros de Dublin, que tanto lutam por Deus e pela Paz e pela justiça e pela Miss Sarajevo, acabam fazendo negócio com os filhos do Demo, tudo de alma encomendada, aqui deste canto da terra.

Tsc Tsc....Sorry to say it, bono baby, but u2 are going to hell, as them, as all of us.

If God Send His Angels,
ask him for help.


12 January 2006

Macaco, me morde.
Um dia de fúria com pipoca.

Dois pretos salvam o filme: Jack Black e o macaco. E que este seja o último trocadilho desse texto (não-pejorativo, pelo amor de Deus, eu estou me referindo à cor preta). Porque o senhor recém-magro Peter Jackson fez o favor de gastar TODOS em King Kong. Das pouquíssimas falas que existem no filme, nenhuma escapa de frases de efeito. Takes de efeito. O barquinho. O olhar do macaco. O pistão do motor. O olhar do macaco. Mais barquinho. O dente do dinossauro. Durante-3-horas.

"It wasn't the airplanes; it was beauty killed the beast."
"Actors! They travel the world, and all they see is a mirror."

...

Não é só o macaco, tudo em King Kong parece falso, premeditado, pronto pra viagem. A trilha sonora, o retrato social, os cortes secos, os slow-motions, até a fotografia, linda, com pores-do-sol dignos de Wallpaper do Windows. As interpretações que sofreram com suas falas...Adrien Brody, Naomi Watts, só Jack Black salva. Esse fez milagre, faz o filme valer a pena existir. Naomi deu uma entrevista falando que pra ela foi meio "desafiador" contracenar com uma tela azul e outra verde...mas que o Peter Jackson ajudou muito a visualizar cada cena, e como ela deveria se portar. Filhinha, mas isso é o mínimo, não???? A bicha trabalhou 85% do filme com nada. E detalhe: sem diálogo. Até imagino a coitada de frente pra uma parede e o Peter gritando: "Vai Naomi!!! Olha a cara dele!! Ele está muuuuuito nervoso!". Na hora ela deve ter pensado, que filme do David Lynch faz muito mais sentido.

Mas ao contrário do que eu previa, não achei parecido com o Senhor dos Anéis. A não ser pelos laços interpessoais mal-explicados e altamente insinuosos: dois "casais" do filme, o cozinheiro e seu ajudante chinês, ou os dois da tripulação Hayes e Jimmy (que fez Billy Elliot), têm uma amizade como a de Frodo e Sam: vai longe demais, mas ninguém explica nada. Sem contar no romance que enrosca muito pra começar e não termina, exatamente como na trilogia anterior deste sucinto diretor que é o Peter Jackson.
Não sei como ele casou.


Eu saí do cinema cansada. E ofendida. Pensei em levantar antes de terminar o filme umas 3 vezes. Como eu fiz quando fui ver Bem-Vindos, como deveria ter feito quando fui ver Amarelo Manga, três gêneros diferentes conseguiram me emputecer. Será que a indústria cinematográfica está mesmo uma merda ou sou eu que cada ano que passa fico mais sem paciência? Não dá, né, seu Peter? Festival de clichê nessa altura do campeonato, em tempos onde até o Hasta La Vista, Baby já saiu de moda, onde Titanic demorou, mas já afundou e onde o Poderoso Chefão já e a Sofia? Eu não tenho mais estômago pra tanto enlatado.

King Kong só pode ser uma piada de muito mal gosto, ou como a própria moral do filme ressalta:

Pode botar qualquer macaco aí que a gente aplaude.

05 January 2006

Goste Você ou Não.
You can call me a sinner
Or you can call me a saint
Celebrate me for who I am
Dislike me for what I ain't
Put me up on a pedestal
Or drag me down in the dirt
Sticks and stones will break my bones
But your names will never hurt

I'll be the garden, you'll be the snake
All of my fruit is yours to take
Better the devil that you know
Your love for me will grow
Because

This is who I am
You can like it or not
You can love me or leave me
'Cause I'm never gonna stop
No no
You know

Cleopatra had her way
Matahari too
Whether they were good or bad
Is strictly up to you

Life is a paradox
And it doesn't make much sense
Can't have the "femme" without the "fatale"
Please don't take offense

Don't let the fruit rot under the vine
Fill up your cup and let's drink the wine
Better the devil that you know
Your love for me will grow
Because

This is who I am
You can like it or not
You can love me or leave me
'Cause I'm never gonna stop
No no
You know.