30 March 2007

Allegra mia.

Donatella Versace, como já se sabe, assumiu ontem o que a imprensa já sabia há tempos e eu nao fazia nem idéia: que sua filha, Allegra, de 20 anos e herdeira da metade do império Versace (a mae só tem 20%), está lutando contra a Anorexia.

Pelas fotos abaixo, acho bom ela lutar bastante, e logo.

(Pra acompanhar esse assunto estou desfrutando de uma morcilla asturiana acompanhada de mostarda negra alema, mostarda dijon e limaozinho. Hummm, que delícia viver.)

Ontem, por causa dessa história eu lembrei que a HBO ano passado fez um documentário sobre anorexia chamado THIN. E como tudo se acha no You Tube mesmo, comecei a assistir as primeiras duas partes, de onze.

Tipo, tá TUDO errado.

Pra começar elas têm o corpo pesado e revistado todos os dias pra ver se estao melhorando e se nao andaram se cortando a noite anterior. Todos os dias medem a pressao, e se estiver baixa, pode significar que nao se comeu. Fudeu. Sao tratadas como drogadas e mimadas, nao como doentes. Rigorosamente vigiadas por enfermeiras rechonchudinhas e alegremente sinistras. É um pesadelo, o corpo vira mais inimigo do que nunca, pois reflete tal e qual a destruicao interna e pior: delata toda e qualquer fraqueza.

Elas nao podem entrar no refeitório com casaco ou bolsas nem bolsos pra nao ter a chance de esconder nenhuma comida. Se EU estivesse nessa clínica, tampouco eu comeria. No cardápio tem batata frita, file a milanesa, HAMBURGER. Só podia ser mesmo aquele país de merda pra ensinar a um bando de menina que já tem trauma de comida, a comer junk food.

Nao terminei ainda de ver o filme, nao sou médica nem especialista em Distúrbio Alimentar, mas eu falo como uma boa representante do bom-garfo: eu acho que o grande passo pra recuperaçao dessas meninas é desmistificar a comida, ensiná-las que sentir o cheiro da comida nao engorda, que comer pode ajudar a ficar bonita, que existem culinárias que além de saborosíssimas só fazem bem, e por aí vai.

Essas meninas precisam tem aulas sobre nutriçao, e nao festas de aniversário com um muffim abarrotado de chantilly. Elas precisam ter aula de culinária, aprender a fazer sua prórpia comida saudável e nao aprender a montar seu hamburger. Elas precisam descobrir que COMER É UMA DELÍCIA e que nao é a causa de toda e qualquer desgraça que aconteça em sua vida.

Eu voto abrir uma cliníca em Minas Gerais, meu filho, aposto que resolve o problema delas rapidinho. Nada que uma Tia Nastácia nao resolva em duas refeiçoes.



Mantra do dia: "Voce vai terminar esse pedaço de frango?"

No comments: