28 July 2010

Re: Não Faz Sentido! - Crepúsculo



Há pouco tempo atrás me mandaram esse video e eu não o tinha visto, até ontem. Sei que existe uma certa relevância local acerca desse menino, mas o post não é sobre ele. É sobre o video dele, e de quebra, sobre o filme.

Antes de começar - sobre o video:
- Eu ri. Tirando os comentários homofóbicos de quem tá precisando urgentemente sair um pouco do Rio de Janeiro, eu ri. Ri e reenviei.
- No video ele diz que leu o livro, mas fala mais do filme. Afinal, vc leu a porra do livro ou não? Eu? Eu não.
- Aliás falando nisso, vc jura que foi ver esse(s) filme(s) no cinema????? Tão grande era seu ódio é?
- Só eu que percebi que quando ele faz cara de Edward ele realmente parece o Edward? Se a gente chamar ele de colírio da Capricho será que ele vai se matar?

***

Agora, fazendo alusão ao título em castelhano da versão pornô:
CREPUS-CULO. A FUNDO.
antes tarde do que nunca - já dizia Edward.


1) Esse filme causou uma revolta desmedida sobre a raça masculina mundial. Uma indignação, um incômodo exacerbado. Demasiada atenção em cima dum filme adolescente-pipoca. Freud explica.

2) Pergunta sem resposta - como um músico como o Thom Yorke está (ativamente) na trilha sonora de um filme como esse? Fácil resposta seria dinheiro. Mas e a difícil? Mistério.

3) A Kristen Stewart não tem uma santa duma veia heterossexual naquele corpo. Zero. David Fincher já tinha dado a dica. Então Felipe, não é que ela não tem a menor graça. Ela tem. Vc é que é do sexo errado.
Logo, o par romântico no filme não funciona. É tão improvável quanto o Jack e a Rose em Titanic. Você torce a cabeça pro lado pra ver se faz sentido. Simplesmente não convence.
Fora que ela é realmente muito ruim, essa menina. Uma conhecida minha, seguidora da saga, tava assistindo o MTV Movie Awards quando ela deixou cair o prêmio, e ficou pensando que aquilo deveria ser ter sido ensaiado. Porque a atriz estava falando, gesticulando e vacilando igualzinho à Bella. Devia ser que no contrato do filme estava firmado pra ela não sair do personagem até acabar a saga. Foi ensaiado não, xuxu. A bichinha é desavisada mesmo.

4) O Robert Pattinson é outro ator muito ruim, tadinho. Vcs viram Little Ashes? Que ele interpreta o Salvador Dali na época do (com o) Lorca?... Enfim. Vc vê que ele se esforça. Dá uma vergonha alheia BRUTA. Nem em Harry Potter ele convenceu, botaram ele pra fazer o único personagem de Hogwarts que saiu no mesmo filme que entrou. Judiação. Mas ele é Inglês, eu simpatizo horrores com esse menino. E como não poderia deixar de ser, ele também é um revoltado contra a febre Edward Cullen. Ele é quase uma anti-promoção ambulante do filme, toma nem banho pra atender às coletivas de imprensa. Fala que não tem mais vida depois que encarnou o morto. C'est dur dur d'être Robert.

5) O Jacob, como é que é o nome dele mesmo? Jacob. Delicia de menino. Torso ruborizador. É uma criança, mas não me culpe, culpe a Madonna por lançar tendência. Ele não é super ruim como o resto. É que o personagem é um banana de pai e mãe, um lobo-Malhação. Mas, dentro do que se espera de gêneros como esse, se der tudo errado ele já tem emprego garantido no Disney Channel. Como coadjuvante, claro.

6) A historia é tão adolescente que fede hormônio, e realmente faz a gente duvidar da idade mental da autora, tamanha é a precisão dos sentimentos. Num mundo adolescente femenino americano, o que não é rosa, é preto. A cidade é pequena, isolada, escura e só chove. A Bella é morena, olhos escuros. E o príncipe não é encantado, é um anti-principe, um príncipe negro. Introvertido, misterioso, sombrio, com uma sensibilidade madura de um homem de 120 anos. Cara, se eu tivesse 13 anos e encontrasse um desse ainda por cima chegado no meu cheiro, ele podia refletir até a mãe na luz do sol.

7) Mas realmente, o amor que nasce dos dois é bizarro. O livro pelo menos explica melhor isso? Ou o vampiro rebate-luz é chegado num sovaco de adolescente e pronto? Porque do lado da personagem dela é mais que compreensivo. Agora pra ele, em mais de 100 anos, a única nega que atrai a atenção dele é a filha da Jodie Foster?? Calma. Não entendi. E também não entendi de onde sai a amizade eterna entre a Bella e a irmã do outro. E também não entendi como que não se explorou quase nada na historia o fato dele não ter 17 anos, senão mais de 100. Bom, ele e aquela família dele mais bizarra ainda. 100 anos com cabecinha de 20. Deve ser porque em 100 anos eles nunca saíram dos Estados Unidos. Isso também explicaria o fato da família jogar BASEBALL em noites de tormenta. Sério.......eu não sei por onde começar a explicar.

8) Os detalhes vampirescos de riso. Ele tem a "pele de um assassino", que é tipo Barbie Verão: tem efeito glitter em contato com a luz do sol. Eles não têm presas, o modo vampiro é só a mudança da cor do olho. Será que é porque eles não se alimentam de gente, aí regrediu o dente, ou que? Aí a escola, nego vai pra high-school há mais de 100 anos. Jesus amado. Sem palavras pra dizer o peso cármico que a high school tem na autora. Inclusive mesmo se isso fosse plausível, como é que os pais, ou avós, dos atuais alunos não lembram da cara dos Cullen? Outra, o vampiro-pai é MÉDICO. Pera. Médico? Não podíam ter arrumado um ofício menos masoquista não, gente?

9) A tensão sexual. Ah, a boa e velha fórmula da tensão sexual. O grande pulo do gato da história. O que é imprescindível dentro de uma franquia. Pergunte a Mulder e Scully. Ela é adolescente, virgem. Ele (diz que é virgem no livro? pq no filme não) é o vampiro-boy irresistível. Mas é ele que não se controula perto dela. É o cheiro, é a sede do sangue. Chega muito perto mas não pode. Mais perto ainnnnnda, mas não. Aff. Isso também fede hormônio. Mas que levante a primeira pedra quem não sofreu de tensão sexual até chegar de verdade a hora e a oportunidade de aliviá-la. Sem contar punheta. E sinceramente aqui eu falo mais pela parte masculina que pela feminina. Tadinhos dos meninos de 12 anos. De 13. De 14. De 15....

10) Por último. Estava discutindo com um amigo que viu tardiamente o filme, como eu. Harry Potter também é um filme infantil-adolescente. E por que os meninos aceitam Harry Potter e "não suportam" Crepúsculo? O problema não é a história, meus caros. Nem o vampiro-barbie-verão. O problema é o fator mulherzinha. A história é, cuspida e escarradamete, meladamente, saída da fantasia de uma menina adolescente americana. A autora está falando diretamente com meninas, é verdade, tendo elas 12 ou 42. Mas pára por aí. Não há mais o que dizer sobre o filme. O resto é dar muito crédito. É dar muita importância. É como odiar aquele menino, o Justin Bebêr. Odiar? Calma, né? O menino tem cheiro de fralda suja ainda!
Enfim, toda e qualquer coisa nesse mundo que tenha elevado o fator mulherzinha, seja ele femenino ou homossexual, tende a ser odiado. Tende a formar hordas de meninos gritando, xingando, viado, tosco, patético, bizarro. Quem mandou sujar meu vampiro de glitter e amor? Devolve meu vampiro. (bico).

O Edward Cullen é o boneco do Comandos em Ação que a sua irmã pegou pra namorar com a Polly Pocket. É o Ken dentro do seu Batmóvel, levando a Barbie de compras.
É coisa de menina....né, menino?

No comments: