11 October 2003

Beasoura



Dias atrás eu ganhei um dos melhores presentes de toda minha vida. Tratava-se simplesmente de um CD com TODOS os álbuns dos Beatles gravados em mp3. Todos e plus os Anthology, o Run Devil Run do McCartney, as gravações malcriadas de Lennon, todos os álbuns maravilhosos do Harrisson. Uma dádiva fonográfica. Uma milagre para poucos beatos, se me permitem o trocadilho.

De todos difícil é dizer qual é o melhor sendo beatlemaníaca que sou, de pai e mãe.
Mas se vc não o é, e quer ouvir bom e velho rock dos anos 60, vc está procurando Revolver (1966). Eu acho que é o melhor álbum dos Beatles, sem pretenções mitológicas, não desmerecendo os outros também. Mas Revolver é a cara dos anos 60 que os Beatles mudaram, e além disso as músicas são muito muito boas. Desde a gigante "Eleanor Rigby" até a transcendental "Tomorrow Never Knows" e "Taxman" que sem dúvida são minhas preferidas.

Diz a lenda que esse álbum saiu na época que o Paul teria morrido, e estavam ainda atrás de um sósia pro raparigo. O que acharam tinha voz e jeitinho de bom moleque igualzinho ao Paul, se não fosse o nariz. Por isso, não querendo levantar suspeitas, os Beatles fizeram essa capa, com ilustração de Klaus Voormann (quem assistiu Backbeat vai lembrar: era aquele alemão meio viadinho amigo da Astrid) pra disfarçar as diferenças e já tratar de caricaturar o McCartney, desacostumando assim o olhar do público. Pra reforçar a lenda, tem o detalhe da mão sobre a cabeça do Paul, que, segundo os ensinamentos indianos é sinal de bênção para os que já estão mortos. A mensagem subliminar teria sido passada propositalmente pelos próprios Beatles, que teriam ficado sentidos com essa troca oculta do companheiro canhoto e resolveram dar sinais da "verdade" aos fãs, ao longo de toda a história da banda.



(passei no teste?)

No comments: