27 April 2007

Plágio? Naaaaao...

Há uns anos atrás, conversando com uma amiga estilista, eu descobri que o mundo da moda é ainda mais filho da puta que eu imaginava. Falávamos sobre "direitos autorais" ou criativos sobre uma peça. Quer dizer, vc nao pode copiar modelo de roupa de ninguém, nem nome, muito menos logotipo, claro. Mas se voce muda uma corzinha ou muda uma flor de lugar, a peça é 100% nova e considerada criaçao sua.

Minha amiga me contava como a O* copiou deslavadamente uma de suas criaçoes em um Fashion Week, logo depois dela ter deixado umas amostras de seu trabalho no escritório da marca.
Claro, ninguém pode provar nada. Só quem tomou no cu sabe. Como a Ralph Lauren, que fechou suas portas no Brasil por causa da concorrencia massiva da 25 de março e de um certo Ralf Lauren.

Enfim, é só procurar, mil exemplos se há de encontrar.


Esta semana achei na loja espanhola ( Sfera ) uma cópia quase idêntica do vestido da DKNY, ambos coleçao primavera-verao desse ano. O pior foi ter copiado até o look exato, com uma loira e um boné esportivo. A Mango ou MNG também fez uma versao desse mesmo vestido, mas nao tao descarado assim. No caso da Mango, o plágio mais feio foi de um longo da Gucci, e o uso das mesmas cores da marca italiana em várias outras peças desta estaçao.

Plágio? Nao, nao, é uma releitura meio vintage da....como é mesmo, Ana Amélia?

No comments: