06 November 2002

Para: "Associação Parceria Contra as Drogas" (www.uol.com.br/parceriacontraasdrogas)
E-mail: pcontraasdrogas@uol.com.br
Assunto: Meu nome é Angélica.


Olá,

Entrei no site de vcs por acaso (embora eu já conhecesse a associação) para criar um projeto de patrocínio para um trabalho de faculdade. E resolvi entrar em todos os links para conhecer um pouco mais sobre drogas.

Sou usuária de algumas drogas descritas no site, como o tabaco e fiquei impressionada com a quantidade de informações que desconhecemos a respeito de muitas drogas que consumimos. O que eu acho um absurdo, pois como vcs mesmo disseram no site, o primeiro passo para o combate ás drogas é ter acesso às informações sobre cada uma delas. E ao contrário do que se pensa, muita gente que é usuário ou viciado não tem acesso ao que ele próprio está colocando para dentro do organismo.

Tenho muitos amigos viciados em muitos tipos de drogas e eu sei que a maioria deles não sabem nem da metade dos riscos que eles estão correndo. Obviamente, o fornecedor não vai informar a eles sobre os efeitos, pois este acredita que o usuário sempre sabe o que está comprando, o que não é verdade. Então, a droga é comprada, consumida, o mercado continua girando e ninguém quer ou ninguém sabe onde buscar informações sobre o que está tomando.

Todo mundo sabe que droga faz mal. Que algumas viciam. Que podem matar. Entretanto, todos continuam usando. O que realmente importa saber são as substâncias que estão sendo ingeridas e quais os efeitos e danos que eles podem causar no corpo. Infelizmente, a droga não vem com bula. ou não se tem acesso fácil aos seus componentes como em países onde a droga é legalizada. Por exemplo, eu não sabia que o cigarro tinha cianeto hidrogenado e formol! Mas já estou cansada de saber que ele pode provocar câncer. Sofro de bronquite (como muitos amigos meus fumantes) desde antes de começar a fumar, mas saber dos efetios do cigarro apenas não foram suficientes para eu parar ou desistir do uso.

O que eu estou querendo dizer é que muitas informações importantes sobre a droga, TRATADA DE MANEIRA SÉRIA, ainda não foram bem-trabalhadas. Poderiam ser muito mais eficazes do que comerciais de televisão contendo imagens de bebês com facas e atrizes encarnando a cocaína, ou então colocando personagens de novela em papéis de viciados, em contextos aburdos e perigosamente caricatos. Isso não assusta mais, frente à imagens e fatos que vemos todos os dias em noticiários. E não mostra de verdade o que a droga é. É apenas mais um comercial que pode até atiçar a curiosidade dos jovens. Ou pior: assustar os pais, que sabem ainda menos sobre drogas e se desesperam ao se sentirem impotentes nesse aspecto, podendo tomar atitudes exageradas ou erradas em relação aos seus filhos. Imagens como essas em campanhas contra as drogas não assustam mais, e nem surtem um efeito maior do que o que vemos diariamente em jornais e noticiários.

Sendo vocês os principais responsáveis do combate às drogas no Brasil, deveriam trabalhar melhor esta comunicação. Para os usuários e para os que estão pensando em começar a usar. Estas pessoas precisam saber melhor o que estão consumindo e assim quem sabe, poder pensar em parar e procurar ajuda or pelo menos diminuir as doses da droga.

Eu, como usuária e dependente do tabaco, ao ver todas aquelas substâncias presentes nele, fiquei com nojo. Sei que isso somente não vai me ajudar a parar de fumar, mas pelo menos eu tenho mais um motivo.

Parabenizo pelo trabalho de vcs até hoje e no site e espero que meu email possa ajudar no combate às drogas, de maneira efetiva e mais uma vez, séria.

Muito Obrigada,

Maria Angélica Pimenta

No comments: