07 March 2005

Close to Me.Close to Me.Close to Me.

Tinha um garoto.
Eu morava numa rua sem saída e tinha um garoto que me olhava torto. E me olhava cabisbaixo. Ele vivia me olhando. Quando a bola da queimada caia lá atrás e eu saía correndo pra pegar, eu levantava e lá estava ele me olhando, bocudo. Quando minha irmã era a professora na escolinha da garagem da minha vó ele aparecia dependurado no canto do portão azul-marinho. E ficava lá me olhando. Quando eu falava com a filhinha da minha boneca (ou seja, sozinha), levantava a cabeça e lá estava o garoto achando graça da minha imaginação. Eu ficava brava. Nunca fiz nada pra esse garoto, por que ele não gostava de mim?
Falei com a minha mãe. Mãe, aquele garoto fica me olhando. Ah, é porque ele gosta de você, quando ele olhar de novo você manda um beijinho. Eu não!! Eu não gosto dele!! Ah, então apenas sorria, só pra dizer que vc quer ser a amiguinha dele.

Parecia um bom acordo e dia seguinte, lá fui eu. Cadê o garoto? Tava em cima da árvore catando pipa e já estava lá me olhando desde a hora que eu cheguei da escola. Eu pulando corda, ele passa segurando uma bola. Eu olhei, e sorri. O garoto abriu dois olhos de bicho ouriçado, e com um tapa nas costas acordou do choque, ouvindo os outros garotos zombarem; olha, ela gosta de você!! Entre gargalhadas e zombarias, o garoto solta a linguona pra fora da boca, olhando, é claro, pra mim. Aí foi a hora de minhas amigas darem risada e minhas bochechas corarem de vergonha e raiva. O nó na garganta impediu que eu chorasse na frente nele, mas foi minha vontade. Garoto boboca.

Mostra a língua de novo pra ele, Gegé! ? foi o conselho das minhas amigas. E foi o que eu fiz quando ele me olhou de novo, mais tarde. A paritr daí nos tornamos inimigos mortais, e eu não entendia como tudo isso tinha começado. Garoto feio, baixinho, boboca. Por que ele agora tinha ficado tão importante?

Como era de costume na Rua, a gente fazia bailinho quando alguém fazia aniversário. E tinha a Dança da Vassoura, que para quem não conhece, consiste em dançar com a vassoura ao som de uma música lenta (que na ocasião, era do A-Ha) até que se escolha alguém que esteja com um par para dançar com você. E então a vassoura é dada para quem fica sobrando. E eu nunca ficava muito com a vassoura porque os meninos mais velhos amigos da minha irmã ficavam de joelhos para dançar bailinho comigo.


O garoto estava lá. Me olhava de longe, na mesa dos refrigerantes. Ele não queria dançar, mas por tanta insistência (e zombaria) dos amigos acabou entrando, com a vassoura. Aí eu fiquei com medo. Será que ele vai me escolher? Fiquei a música toda olhando pra cara dele, com ansiedade e vergonha. Até hoje não sei se eu queria que ele me escolhesse. Já acabava o A-Ha quando o menino que dançava comigo me estalou um beijão da bochecha, e era justamente a hora que o garoto chegava para me tirar, talvez...Ao invés disso, deu um empurrão no meu par, que me levou junto pro chão. Mais uma vez, aquele maldito garoto acabava com a minha festa. Chorei para a comoção de alguns mais velhos, que judiação com a menina, pede desculpa.

- Machucou?
- Machucou....
- Onde?
- No meu queixo, e aqui na minha mão, e aqui na minha perna.....
(A esta altura vocês já devem imaginar que meu bico dava voltas sofridas.)
- Deixa eu assoprar.
- Não! Você vai cuspir!
- Dá um beijinho nela!!! ? meu par gritou, e levou todos a incentivar a ação.
- Bei-ja!! Bei-ja!! Bei-ja!!

E então com muito custo ele me deu um beijinho perto do queixo, assim bem desengonçado, e se levantou, roxo de vergonha. Mas a vergonha era tanta que ele até riu nervoso com o canto da boca. Meus olhos brilharam. Agora ele era meu amigo, eu podia finalmente ir conversar com ele, afinal o beijo era uma forma de selar as pazes, eu já imaginava nós dois correndo Rua abaixo no carrinho de rolimã, andando de mãos dadas no sol, apertando a campainha do vizinho e saindo correndo, juntos, rindo e comendo bolacha.

O garoto nunca mais me olhou. Sumiu da minha vista justo quando eu me percebi, ansiosa a encontrá-lo brincando depois da escola. Logo depois eu me mudei da rua, e com a adolescência chegando e o ballet tomando conta da minha vida, esqueci-me do garoto.

Mas você me beijou aquela noite. E foi tão importante quanto todas as outras histórias daquela época.
Mas você nunca foi meu amigo.
Você foi apenas aquele garoto, que me olhava de longe, cujos motivos eu vou deliciosamente desconhecer pro resto da vida.

4 comments:

Anonymous said...

São por essas e outras q somos lembrados, nos tornamos imortais em algum lugar. Beijos Magé

Anonymous said...

Lindo, querida! Como você. E justamente porque todas(os) temos estes(as) garotos(as) na memória, não é? Feliz Dia das Mulheres! Amei encontrá-la lá! XXX!!!

Bia Bonduki said...

Clap! Muito bom!

Anonymous said...

Ai meu deuso us minini !!!
Adore Gé, beijo!